
JÁ ESTAMOS ATRASADOS
O colapso ecológico em curso no planeta ameaça nossas florestas, praias, rios e coloca em risco a vida das pessoas. O perigo aumenta a cada dia.
Segundo dados da ONU, a temperatura deve subir a níveis recordes nos próximos cinco anos, alterando o regime de chuvas e secas.
Estamos vivendo uma nova realidade planetária: o clima já mudou e a adaptação é urgente. Enquanto lutamos contra a devastação ambiental, precisamos nos preparar para o que está por vir.
Por isso, vamos apresentar uma PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO que cria o Sistema Único de Proteção Contra Desastres, conhecido como SUS do Clima. E precisamos do seu apoio para aprovar o projeto e garantir:
PROTEÇÃO CONTRA DESASTRES
O povo brasileiro precisa ser protegido das chuvas, secas e ondas de calor.
REDE ÚNICA INTEGRADA
Cooperação permanente entre municípios, estados e governo federal.
COBERTURA UNIVERSAL
Nenhuma cidade desprotegida, nenhum bairro indefeso, nenhuma casa abandonada.
TAXAÇÃO DE POLUIDORES
Quem polui tem que pagar pelo estrago.
O FUTURO DO BRASIL EM JOGO
Nos últimos anos, chuvas torrenciais, ondas de calor e secas prolongadas se espalharam pelo país e devastaram várias regiões:
Interior do Paraná, Baixada Fluminense, Região Serrana do Rio de Janeiro, Sul da Bahia, Norte de Minas Gerais, Grande São Paulo, Litoral Norte de São Paulo, Grande Recife, Manaus, Rio Amazonas, Rio Solimões, Acre, Pará, Amapá, Maranhão, Rondônia, Sergipe, Tocantins, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul
RACISMO AMBIENTAL
Sabe o que define o tamanho de um desastre? Nossa capacidade, enquanto sociedade, de proteger a população atingida.
É por isso que o estrago causado pelo desastre diz muito sobre as desigualdades do território impactado: quando vem um temporal, olha o que acontece nas favelas e compara com o que acontece nos bairros ricos. Isso é um exemplo do que chamamos de racismo ambiental.
Proteger a população de desastres reduz desigualdades, diminui prejuízos e salva vidas.
Precisamos fazer o SUS do Clima já!
Não dá pra evitar chuvas, secas e ondas de calor, mas dá pra evitar desastres!



